sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

COLUNA: Os aprendizados com a paralisação da PM


(*) André Gustavo

Como somos seres “nunca prontos” e que estamos como espécie, em permanente processo de evolução, o aprendizado é algo inato em nós. Faz parte de ser humano. Esse aprendizado se dá em tudo que fazemos, pensamos, vemos, sentimos e até mesmo, com o que sonhamos. É essa capacidade quase única da espécie humana que nos diferencia das outras espécies vivas e nos possibilita ver o mundo e tirar informações e conhecimento para nosso amadurecimento e desenvolvimento. Apesar de muitas vezes não usarmos como devemos, é a experiência que nos leva a não repetirmos os erros do passado, a revisarmos nossas práticas ultrapassadas e obsoletas e a mudarmos e construirmos um futuro melhor.  
A paralisação da Polícia Militar da Bahia, que se encerrou há quase 15 dias, apesar dos diversos traumas que deixou em nossa sociedade, também é um fato de grande aprendizado para toda a sociedade baiana e brasileira. Entre mortos e feridos, entre ganhos e perdas, entre algumas conquistas sociais e outras políticas, todos nós sofremos com as mortes, o medo, os prejuízos humanos, econômicos e sociais. Apesar de tudo, estes dias de terror e suas conseqüências deixa um grande acervo de informações que precisamos digerir, transformar em conhecimento e colocar em prática nas nossas ações e decisões do dia a dia...

LEIA MAIS>>>



André Gustavo de Araújo Barbosa, Diretor da INTR3NDS – Soluções para o Futuro, Doutorando e Mestre em Administração, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Presidente do CDL/Saj, Analista do SEBRAE/Ba e Vice-presidente do Observatório Social/Saj.