sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Azi avalia desempenho do DEM e reforça nome de Neto para o governo em 2022

 

O deputado federal e presidente do Democratas na Bahia, Paulo Azi, fez uma avaliação do desempenho do partido nas eleições municipais do último domingo, 15. Com o maior número de prefeituras entre os 30 maiores colégios eleitorais da Bahia, a partir de janeiro de 2021, o Democratas atingiu uma posição privilegiada no Legislativo em alguns dos maiores colégios eleitorais da Bahia. A sigla conseguiu eleger a maior bancada nas Câmaras Municipais, como Salvador, com 7 vereadores eleitos, Camaçari com 5, Alagoinhas com 4 e Teixeira de Freitas com 3 eleitos pelo partido.

Já em Feira de Santana e Lauro de Freitas fez a segunda maior bancada com três vereadores eleitos em cada uma das duas cidades, o que confirma a projeção feita pelo presidente nacional do partido e prefeito da capital baiana, ACM Neto, em deixar o DEM mais fortalecido no interior do estado, já que o partido conquistou ainda dez dos municípios com maior número de eleitores na Bahia.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Democratas teve ainda, o maior número de votos para prefeitos em toda a Bahia, com cerca de 1,5 milhão de sufrágios registrados, superando o PSD, que obteve em torno de 1,4 milhão, e o PT, com 1,1 milhão.

“As eleições do último domingo, 15, mostraram o sentimento de mudança que a Bahia escolheu. Os partidos de oposição conseguiram maior espaço, vão governar a maioria do eleitorado nos 50 relevantes colégios eleitorais do estado. O resultado reflete a aceitação do povo com o nosso modo de gerir e vamos levar esse padrão de gestão de excelência para todo o estado”, ressaltou o deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas.

Em Salvador, o DEM conseguiu sete cadeiras na câmara deixado o PT, que elegeu quatro vereadores, na segunda colocação. Lauro de Freitas, que teve Moema Gramacho (PT) reeleita, o DEM elegeu três vereadores e ficou atrás do PL, que conseguiu quatro cadeiras na câmara. Em Alagoinhas a disputa foi acirrada e Joaquim Neto (PSD) vai governar a cidade nos próximos quatro anos. Por lá, o DEM fez seis vereadores, número significativo para uma casa que dispões de 17 vagas.

"Isso sem dúvida credencia o partido para, em 2022, enfrentar as eleições com candidatura própria, que tudo indica vai ser a do atual prefeito de Salvador, ACM Neto", afirmou.

Bancada feminina

O Democratas teve um aumento de 65% no número de mulheres eleitas na Bahia no pleito deste ano em relação a 2016. No total, 71 prefeitas, vice-prefeitas ou vereadoras foram eleitas. Na última eleição, o número foi de 43.

A sigla registrou um aumento de 33% na quantidade de candidaturas femininas para as eleições municipais em relação a 2016. O número de candidatas saiu de 683 para 915.

A legenda saiu de uma prefeita eleita em 2016 para sete em 2020. São elas: Cordélia Torres (Eunápolis); Ana Medrado (Mucugê); Eunice Barreto Peixoto (Nazaré); Vilma Gomes (Cansanção); Marlene Dantas (Guaratinga); Jacqueline (Nilo Peçanha); e Dra Monalisa (Ibicaraí). Já o número de vereadoras eleitas pelo partido saltou de 38 em 2016 para 60 agora, o que representa crescimento de 57%.


Fonte: A TARDE