
Os pássaros são pets com personalidades bem diferentes uns dos outros. Por isso, antes de adquirir uma ave, é interessante conhecer suas características para ver se ela combina com a sua rotina. Conheça tudo sobre pássaros e se surpreenda com a vida desses lindos pets.
Quais tipos de pássaros eu posso criar em casa?
Antes de tudo, conversamos com o nosso especialista, Tiago Calil Ambiel, para entender quais aves estão liberadas para criação em cativeiro. Este aval é imprescindível para estar dentro da lei.
“Existem diversas espécies de aves que podem ser criadas em casa, e todas estão descritas em listas emitidas por órgãos responsáveis. Porém, alguns animais necessitam de documentação específica a fim de possibilitar o rastreio dos mesmos, que é o caso de Araras, Papagaios, Cacatuas, Lóris, Pixarro, Curió, entre outras. Existe uma outra listagem que não há necessidade de documentação específica, que é a lista pet, nela encontramos aves como Calopsita, Periquito Australiano, Manon, Mandarim, Diamante de Gould e Canário Belga”, comenta Tiago, biólogo especializado em animais silvestres.
Aves silvestres liberadas pelo IBAMA
É fundamental respeitar a lei na hora de adquirir ao pássaro. Assim, você não corre o risco de levar multas e, principalmente, não estimula o contrabando de animais silvestres. Prática gravíssima que custa a vida de milhões de animais todos os anos. Na hora de escolher seu pet, busque um criador de confiança e que esteja legalizado.
Araras: ideal para viveiros de pássaros
As Araras são pássaros silvestres que podem ser criados em casa mediante registro. As espécies Vermelha e Canindé são as únicas autorizadas devido ao risco de extinção, e antes de ter uma, você precisa analisar o espaço que tem disponível para a ave, visto que ela é de grande porte e será necessário um viveiro para pássaros amplo.
Este animal é dócil, e ao crescer com humanos, ganha confiança e afeto por seus donos. Uma curiosidade desses pássaros brasileiros é que eles adoram tomar banho, não gostam da solidão e vivem cerca de 50 anos! Seu viveiro precisa ter água disponível para este momento e a atenção do dono obrigatória.
São poucos os riscos à saúde do animal, as principais preocupações são com higiene e exames periódicos para checagem geral.